Redes - Todo cuidado é pouco!!

04/02/2014 11:57

     Gerenciamento de redes está associado ao controle de atividades e ao monitoramento do uso de recursos da rede. As tarefas básicas da gerência em redes, simplificadamente, são obter informações da rede, tratar estas informações, possibilitando um diagnóstico, e encaminhar as soluções dos problemas. Para cumprir estes objetivos, funções de gerência devem ser embutidas nos diversos componentes de uma rede, possibilitando descobrir, prever e reagir a problemas.

     Dependendo da ênfase atribuída aos investimentos realizados no ambiente de processamento de dados, as funções de gerência de rede podem ser centralizadas no processador central (não é este o modelo que vamos explorar neste trabalho) ou distribuídas em diversos ambientes locais. Dependendo da heterogeneidade dos ambientes - por exemplo, um mainframe IBM com rede SNA e redes locais com ambiente UNIX, Netware da Novell ou LAN Manager da IBM/Microsoft -, a dificuldade para gerenciamento de rede é muito grande, implicando, assim, o uso de várias ferramentas inseridas em uma estrutura, de certa forma, complexa, com os limites de atuação definidos (se possível, padronizados) entre os componentes envolvidos.

     Esta estrutura pode definir aspectos como: a estratégia empregada no atendimento/chamadas dos usuários, atuação do pessoal envolvido nas tarefas de gerenciamento de rede, supridores de serviços, inclusive externos etc. Portanto, o ponto-chave para as atividades de gerência de rede é a organização, e aspectos como o atendimento do usuário se caracterizam como primordial para o sucesso da estrutura. É desejável que o usuário dos serviços de rede tenha um único ponto de contato para reportar problemas e mudanças.

 

Os limites de atuação desta gerência devem levar em conta a amplitude desejada pelo modelo implantado na instalação que, além de operar a rede, deve envolver tarefas como:
- Controle de acesso à rede;

- Disponibilidade e desempenho;

- Documentação de configuração;
- Gerência de mudanças;
- Planejamento de capacidade;
- Auxílio ao usuário;
- Gerência de problemas;
- Controle de inventário etc.
Dentro dos conceitos abordados, possuímos um conjunto de contratos para a implantação e gerenciamento de redes seja "on demand" ou "in loco". Todos os contratos são desenvolvidos analizando os custos operacionais atuais e customizando para os custos futuros

Pesquisar no site

Contato

ECOTEC BR - Câmeras e Informática DF 150 KM 01 LOJA 10 - Balão do Colorado - Sobradinho - Brasilia/DF +55(61) 8141.5106(TIM)
9697.9790(VIVO)
8412.4634(OI)
9360.6639(CLARO)